Bandagem elástica no Tratamento de lesões musculares

fisioterapeuta-aplicando-a-kinesio-tape

Bandagem elástica no Tratamento de lesões musculares

A bandagem elástica funcional, é uma fita elástica adesiva usada principalmente para fins terapêuticos em terapias físicas, esportivas e reabilitação. Foi desenvolvida pelo quiroprático japonês Dr. Kenzo Kase na década de 1970 e tem sido amplamente utilizada desde então.  Ao aplicá-la na pele, a fita ajuda a proporcionar suporte e estabilidade aos músculos, reduzindo a fadiga e a dor.

Ela pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e linfática, reduzir a inflamação, fornecer suporte aos músculos e articulações, aliviar a dor, corrigir a postura e promover a recuperação muscular. Além disso, a fita também pode proporcionar uma sensação tátil e proprioceptiva, o que pode ajudar a melhorar a consciência corporal e o desempenho durante a atividade física.

 É feita de algodão elástico com uma camada adesiva ativada pelo calor. Ela é projetada para imitar a elasticidade da pele e dos músculos, permitindo um movimento livre e natural.

Em Quais Casos a Bandagem elástica é indicada

1. Redução da dor e da inflamação: A kinesio tape pode aliviar a dor muscular e articular, reduzindo a inflamação.

2. Melhora da circulação sanguínea: A fita ajuda a melhorar a circulação local, o que pode auxiliar na recuperação da lesão.

3. Auxilia no suporte e estabilidade: A kinesio tape proporciona suporte aos músculos e articulações, o que pode ajudar a melhorar a estabilidade e prevenir novas lesões.

4. Melhora da mobilidade: A técnica pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento, o que é importante para a reabilitação de lesões e para o desempenho esportivo.

5. Não invasiva e de baixo custo: A kinesio tape é uma técnica não invasiva, que pode ser utilizada por longos períodos e é relativamente barata em comparação com outras técnicas de tratamento.

Quais são as contraindicação da Bandagem elástica

  •  Alergia ao adesivo
  • Pele irritada ou com feridas abertas
  • Em áreas com sensibilidade reduzida ou regiões próximas de nervos periféricos
  • Trombose venosa profunda
  • Aneurisma arterial
  • Gestantes sem orientação médica.
  • Não colocar sobre zona cancerosa ativa;
  • Não usar em zona infecciosa; 

Clique e conheça também os benefícios da quiropraxia

Quando a bandagem elástica é indicada

A bandagem elástica pode ser uma aliada do fisioterapeuta para manter o paciente em tratamento mesmo quando ele está longe do consultório, pois ela pode permanecer na pele por até cinco dias, sem causar irritação ou desconforto. No entanto, é importante ressaltar que a bandagem elástica não substitui as demais intervenções fisioterapêuticas, mas sim as potencializa.

1 comentário em “Bandagem elástica no Tratamento de lesões musculares”

  1. Pingback: O que é a Quiropraxia Manual - Dr Rbenn Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima